terça-feira, 24 de maio de 2011

Explosão atinge refinaria no Irã durante visita de Ahmadinejad

TEERÃ (Reuters) - Uma explosão em uma refinaria de petróleo iraniana durante uma visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad matou duas pessoas e feriu 12 nesta terça-feira, relatou a agência de notícias Mehr.

Ahmadinejad não se feriu e apareceu na TV estatal pouco depois da explosão fazendo um discurso para marcar a inauguração de uma nova seção da refinaria de Abadan.

A semi-oficial Mehr disse que a causa da explosão e do incêndio foi um vazamento de gás, sem fornecer uma fonte para a informação.

Uma densa fumaça foi vista emergindo da refinaria de Abadan, no sudoeste do Irã e próxima da fronteira iraquiana, mas os bombeiros controlaram as chamas, afirmou a agência de notícias iraniana. Um avião foi enviado para levar os feridos para o hospital de Teerã.

A mídia iraniana disse que a explosão foi causada por uma falha técnica e não especulou sobre a possibilidade de um ataque.

"Este incidente não foi um ato de sabotagem intencional", teria dito Hamid-Reza Katouzian, que encabeça o comitê de energia do Parlamento iraniano, segundo a agência semi-oficial Fars.

"Especialistas alertaram de antemão que a refinaria de Abadan não estava pronta para ser inaugurada", declarou ele aos repórteres. "O incidente em Abadan foi devido a problemas técnicos."

Acidentes industriais estão longe de ser raros na indústria petrolífera do Irã, e a transmissora estatal IRIB relatou que incidentes semelhantes ocorreram nas semanas que antecederam a inauguração do complexo.

Mas a infraestrutura vital de gás e petróleo do Irã é alvo frequente de sabotagem, e vários grupos rebeldes realizam atentados a bomba em diversas regiões do país.

Explosões simultâneas danificaram dutos de gás natural em duas ocasiões este ano, e as autoridades ou não deram nenhuma explicação ou descartaram problemas técnicos, insinuando atos propositais.

Danos à refinaria de Abadan não teriam impacto na exportação de petróleo do quinto maior produtor do mundo, já que está envolvida na produção de gasolina, não na de petróleo bruto.

Mas a explosão é um golpe na iniciativa do Irã de se tornar autossuficiente em gasolina no contexto de sanções internacionais que reduziram sua capacidade de importar combustível para automóveis.

(Reportagem adicional de Ramin Mostafavi)



Fonte: O Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário